Trabalho sobre rodas: empreendedores do interior de SP transformam veículos antigos em loja e barbearia: 'Mudou a minha vida'

• 19/05/2024
(Foto: Reprodução)
No interior de SP, uma barbearia dentro de um ônibus e uma loja de artesanato dentro de uma Kombi chamam a atenção dos clientes. 'Kombolsa' foi personalizada para atender clientes no interior de SP Arquivo pessoal Um jeito diferente de empreender. No interior de São Paulo, empreendedores utilizaram a criatividade para adaptar comércio e serviços tradicionais a modelos diferentes: em veículos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Foi em uma Kombi que a Ana Margareth, de Tremembé (SP), decidiu expor suas artes. Há sete anos, ela começou a trabalhar com artesanatos e sempre expunha seu trabalho em barracas. Em visita a uma feira de artesanato, ela viu uma Kombi adaptada com sala de estar e ficou encantada. Trazer o modelo para o seu negócio, no entanto, teve o empurrãozinho de seu marido. “Meu marido é apaixonado por carros antigos. Nós temos uma Brasília e um Fusca. O sonho dele era ter uma Kombi, formar o trio. [A ideia] ficou interessante para mim. Eu abracei a ideia e nós fomos atrás”, contou a empreendedora. Ana e o marido na Kombi customizada Arquivo pessoal Juntando a paixão do marido por carros antigos e a ideia de empreender de um jeito diferente, Ana conta que o veículo, ano 1986, foi comprado de uma floricultura. Daí, então, iniciou-se o trabalho de customizar o veículo, batizado de ‘Kombolsa’, que completa 1 ano neste mês de maio. “Nós começamos o projeto [da Kombi] pelo teto. A primeira coisa que a gente colocou foi a parte do rack. [...] Ela tem um toldo que não é automático, mas é bem fácil de abrir. Foi a primeira coisa que nós fizemos nela”, explicou. 'Kombolsa' foi personalizada para atender clientes no interior de SP Arquivo pessoal Em seguida, o casal iniciou reparos na parte interna do veículo, que foi revestido com placas de MDF, além de prateleiras, nichos, luzes de LED, entre outros. A parte elétrica ficou sob responsabilidade do marido de Ana. “A parte elétrica meu marido que fez, então nós temos tomada USB, luz de LED e dois alto-falantes para música, além da parte de iluminação, spots”, contou. Hoje, a ‘Kombolsa’ tornou-se uma loja e o ganha-pão de Ana. “É uma loja. Por dentro, ela é uma loja mesmo. Ficou muito bacana. A parte da traseira dela é nosso estoque, onde a gente carrega mesa, cadeiras, enfim. Os bancos foram todos revestidos em jeans, porque o meu trabalho principal é o jeans. Nós reciclamos o jeans, calças, bermudas, tudo que é material em jeans, eu uso a matéria prima e transformo em bolsas”. Segundo a empreendedora, o veículo já participou de exposições de carros antigos e motorhome em outras cidades, como São Paulo, Mogi das Cruzes e Sorocaba, por exemplo. Barbearia em ônibus Já pensou em fazer a barba ou cortar o cabelo dentro de um ônibus? Foi essa a ideia que o Maurílio Moraes, de 39 anos, teve em Jacareí. Barbearia dentro de ônibus, em Jacareí (SP) Arquivo pessoal Ao g1, o empresário, que é formado como cabeleireiro desde 2007, conta que a paixão pela barbearia surgiu durante um curso, que só foi realizado por ele após o empurrãozinho do pai. "Eu estava saindo para trabalhar no terceiro turno, subi na casa do meu pai para tomar um café e ele estava assistindo uma reportagem sobre curso de cabeleireiro. Ele falou assim para mim: 'Por que você não faz um curso de barbeiro? Porque se acontece alguma coisa, a fábrica te manda embora, você tem uma segunda opção'", relatou. Barbearia dentro de ônibus, em Jacareí (SP) Arquivo pessoal Maurílio conta que foi trabalhar pensativo naquela noite. No dia seguinte, no entanto, ele tomou a decisão: resolveu se matricular no curso. “Eu fiz o curso e me apaixonei pela profissão. Fui me aperfeiçoando, comecei a cortar cabelo na garagem da minha casa. Tinha o sonho de viver de barbearia, aí veio a ideia de montar uma dentro de um container. Queria que fosse algo diferente, então, a princípio, seria dentro de um container”, disse. A ideia do container, no entanto, foi substituída pelo ônibus. Após pesquisa de modelos de negócios realizados no exterior, Maurílio teve a ideia de empreender no ônibus e resolveu comprar o veículo. "Comprei um ônibus, tirei tudo quanto é banco, personalizei ele inteirinho. Esse processo demorou dois anos para ficar pronto. É um projeto de deu muito certo, graças a Deus. Mudou a minha vida, tanto que vivo desse projeto e emprego pessoas através dele". Além de barbeiro, Maurílio também é formado em Ciências Contábeis. Enquanto atuava na área, ele conciliava o sonho de ser barbeiro, trabalhando cerca de 14 horas por dia. No pouco tempo livre, aproveitava para mexer no ônibus. "Trabalhava das 8h às 17h, chegava em casa e cortava o cabelo na garagem de casa, à noite. Quando não estava cortando o cabelo, estava terminando de fazer o ônibus", contou. Barbearia dentro de ônibus, em Jacareí (SP) Arquivo pessoal Todo o esforço resultou na seleção do barbeiro para o reality 'Shark Tank', elevando a barbearia a nível nacional. Hoje o projeto está prestes a completar quatro anos de existência e fica localizado no bairro Vila Maria, em Jacareí. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

FONTE: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2024/05/19/trabalho-sobre-rodas-empreendedores-do-interior-de-sp-transformam-veiculos-antigos-em-loja-e-barbearia-mudou-a-minha-vida.ghtml

#Compartilhe

Aplicativos

Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!